terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Não é que vão demolir o Museu do Índio no Maracanã?


Antigo Museu do Índio, no Maracanã. Atrás dele fica o estádio.
Nesse país se inventa de tudo e tudo que é dito como inútil, mesmo sendo útil, que é cultura e educação, não é valorizado e/ou é fechado, ou derrubado, e é o que está acontecendo agora, mais precisamente no Rio de Janeiro, no Maracanã. Um prédio histórico muito antigo, que já foi centro de estudos, museu do índio, e ainda há tribo que vive no terreno e prédio, será demolido. Sim, uma aldeia inteira!
A ideia, pelo o que entendi e que não vai mudar a vida de ninguém, é criar um estacionamento no lugar do museu do índio, que é vizinho do grandioso estádio Maracanã, que está em reformas para sediar jogos da Copa do Mundo no ano que vem, que aliás, a própria Fifa diz ser desnecessário a demolição. Mas o que tem mais de importante? Futebol ou cultura? Lógico, a cultura, mas ainda vão preferir o futebol.

O museu está abandonado e caindo ao pedaços, isto é fato, e não há reformas de restauração há bastante tempo, ao que eu saiba. Lembro de quando eu passava lá quando criança eu fazia até a brincadeira minha mesmo que aquilo seria uma casa assombrada, e depois de um tempo quando realmente comecei a conhecer mais, descobri que era uma excelência arquitetônica do século XX e já teve grande importância, e que ainda é importante e que deveria ser mantido.

Mas aí está, nosso governador não pensa em educação, quanto mais em cultura, e como todas as piadas feitas no Facebook, o infeliz está na França andando de bicicleta, enquanto todo mundo está aqui passando no sufoco, hospitais caindo aos pedaços, ou melhor, só o que lhe convém, ele cuida. A educação e cultura não é algo que ele valoriza muito, e já vou citar até um exemplo.

Em 2010 fui num passeio que envolvia todos os pontos históricos de São Cristovão, que para quem não conhece, é o famoso "Bairro Imperial", com construções coloniais, casarões antigos, e lá situa-se um lugar que minha mãe adora: a Casa da Marquesa de Santos, onde era o Museu do Primeiro Reinado. Fiquei sabendo que queriam fazer um "Museu da Moda" e... lá está! O mais inútil museu de todos os lugares, todos os países, o Museu da Moda foi criado! Sorte, apenas, que o prédio é tombado, ou seja, nada pode ser modificado.

E lá está, mais um prédio indo aos pedaços, mais um prédio histórico, uma arquitetura belíssima, e nada de consideração. O prédio do antigo museu iria ser tombado, mas por algum motivo, não foi, e acredito que o governador botou uma "mãozinha" para acabar com isso. E aí, governador, prefeito, presidente, ministros, secretários, e tudo demais, cadê? Vão deixar a cultura, história e educação ir abaixo mesmo?

Mas claro, a vista de todos "o que é velho é ruim", ou pior que já ouvi uma vez: "prédios assim só ocupam lugar". História e cultura são os elementos mais necessários, é o que mostra da onde a gente é, faz a gente entender mais como é cada coisa, porque uma coisa é assim, como surgiram, como tudo aconteceu.

E então será isso, nosso governador e prefeito, dois bananas, sentados em cadeiras de ouro, pensando que são alguém, mas na verdade são tudo uns merdas, querendo eliminar essências de cultura. Não vai adiantar Facebook, Twitter, Google, nada, porque se alguém levantasse a voz, aquilo estaria de pé, aliás, o país seria um lugar melhor, mas não há um protesto decente desde o impeachment do Collor.

Eu queria estar lá, protestando, fazendo alguma coisa, mas não posso. Mesmo que eu não entenda de história e não saiba praticamente nada de cultura indígena, protegeria, porque a cultura indígena é a cultura brasileira. Além do mais, desde que os europeus chegaram, acabamos com a cultura deles, e a parte engraçada é: o mesmo nome de quem acabou com índios em 1500, foi um tal de Pedro Álvares Cabral, e o nome do nosso não-querido governador é Sérgio Cabral.