É algo normal criticarmos a mídia atualmente, principalmente, já que tenho de concordar que há muita falta de informação que preste vindo da mesma, e sempre o alvo é a Globo, a líder da TV nacional e também, a mais criticada. Usando o Facebook hoje, notei comentários de um suposto vídeo de um homem criticando o programa num método que o programa utiliza para obter opiniões do povo quanto o que acontece no jogo, e sim, ele criticou.
O foco total do dia em questão de críticas, é um vídeo d'um homem criticando o programa. O vídeo que, pelo que percebi, o homem que se apresenta como Rafael, já estava com alguém filmando o próprio, o que indica que ele já aguardava a entrevista do Valverde, quem no caso, coleta tais informações para o programa. No vídeo, Rafael critica o programa e a Rede Globo.
Uma crítica que poderia ser válida, já que não há conteúdo bom na TV nacional hoje em dia, que queiram me desculpar, mas já faz um tempo que desisti de ver televisão com exceção de telejornais por um conteúdo que não me atrai, e o Big Brother Brasil, cujo reality show que julgo-o uma porcaria, não vejo, mas mantenho minhas críticas. Vê-lo criticando o programa numa entrevista, é uma forma de chamar atenção, mas esta abordagem um tanto é necessária, já que a Globo nunca ouvirá uma crítica assim na vida, mas mesmo assim, não acharia uma boa ideia agir dessa forma, pelo menos como ele apresentou a crítica.
Digamos que, para a criticar tornar-se válida, mais argumentos deveriam ser apresentados. Dizer "é uma porcaria", "programas de baixa qualidade", não adianta, já que o principal "há a falta de cultura", ou "limites de bom senso", ética, ou o que for que não vem a mente no momento, deveriam ser apresentados. De qualquer forma, não sei se ele iria apresentar tais argumentos como ele apresenta depois, mas sei que ele foi, infelizmente, interrompido pela falta de educação do repórter.
O repórter -- se assim posso chamar -- desde que o mesmo começou a criticar, já modifica sua expressão facial, o que já começa como um erro, mas compreensivo até nesse ponto já que reagimos com expressões faciais o que pensamos. O repórter já começa a dar impressões de raiva, e deixando o seu profissionalismo de lado, ele diz que não está ligando para a crítica e manda o entrevistado mudar seu canal, o que nunca poderia ter dito, mesmo que a crítica o deixe estressadíssimo.
Exatamente, não houve apenas uma explosão de raiva vindo do repórter, e sim também, termos pejorativos. Em nenhum momento ele poderia dizer "por isso caguei", que é o termo mais simples de dizer "foda-se o que você disse". Mesmo que a atitude do entrevistado não tenha sido uma das melhores de todas, o repórter foi quem mais errou, e o que mais me impressiona é que ele sabe que ele não poderia agir de tal maneira.
Então, encontramos dois erros num vídeo só: uma crítica que deveria ter sido mais elaborada no momento, e outra e mais crucial ainda, o repórter que falhou em seu ato profissional. Sim, o cara teve boas intenções em expor sua opinião, somos livres, mas ele não merece o título de herói, de futuro presidente, nem nada, pois se fosse assim, eu e mais metade dos brasileiros já estaríamos brigando pelo título de presidência.