sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Rio está pronto para isso tudo?


O Brasil é um grande paraíso, e um dos seus cartões postais é o Rio de Janeiro, inspirador de grandes poetas, que tanto traz turistas todos os dias para conhecer a cidade. Além disso, temos a Copa do Mundo no ano que vem, que será um evento praticamente único depois de décadas, e além disso, 2016, as Olimpíadas, e hoje, Jornada Mundial da Juventude. E a cidade, meus amigos, um caos.

Mesmo com o líder da fé católica por aqui, problemas ocorreram, e não só afetou a população, como também o próprio papa, por conta de um desentendimento da prefeitura com a Polícia Federal, que foi parar no meio de uma faixa da Av. Presidente Vargas que ele não deveria estar, no meio do rush, que presenciou o que os cariocas passam. Além disso, abaixo dele, bem abaixo mesmo, o metrô, um dos meios de transportes mais cobiçados pelos metropolitanos, para entre uma estação e outra, parando o sistema inteiro. Dias depois, na Glória, uma confusão eterna para conseguir comprar uma passagem de metrô para ir à Copacabana.

Tudo uma bagunça só, sem contar outros problemas que ocorreram horas mais tarde, com poucos ônibus, que afetou turistas (peregrinos), entre também, que não deve parecer muito mas destrói a imagem da máquina pública, cidade e segurança: a buracada que até afetou Odete Roitman, abalando sua malvadeza com uma pedra portuguesa. Fico me perguntando todos os dias: será que realmente estamos pronto para sediar um evento?

A mídia internacional até disse coisas ofensivas, vindo do jornal Chicago Sun Times com a capa "Perdemos para isso?", falando da sua indignação com a escolha do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas, sendo que Madrid era a cidade preferida e... BOOM! Rio de Janeiro! O colunista Neil Steinberg criticou ironicamente os protestos, a polícia, e claro, dos problemas da cidade, que segundo ele (e concordo), pode ser perigoso para o turista. Abertamente no seu texto (e claramente dito), Steinberg falou o quanto a cidade está despreparada, e ele tem razão – com exceção das palavras meio ofensivas, mas pelo que eu vi, alguns brasileiros por meio do Twitter atearam fogo contra antes do texto, não sei.

O Rio de Janeiro, que deveria estar preparado para isto, não está, e pelo visto, nem tão cedo estará, e olha que temos menos de um ano para a Copa e muitas obras nem saíram do papel, e algumas que está em 80%, vai caminhar o restante comendo todo o dinheiro público. E quem paga a conta? Nós. Simplesmente, vamos realmente pagar um mico e não adianta falar que "os esquemas do metrô e trânsito deram certo na Copa das Confederações" porque os dois eventos vai haver mais gente ainda e a Jornada Mundial da Juventude já mostrou o despreparo da prefeitura do Rio de Janeiro e do Brasil com isto. Vamos lembrar que o Rio de Janeiro é praticamente a cidade mais importante dos três eventos, e eu vi um monte de pontos negativos.

O Cristo que está no cartão postal está mostrando o seu lado de trás, totalmente com garrancho e xingamentos, e este escrito pela população e é também a avaliação dos turistas. Infelizmente, arcamos com esta realidade, aliás, esta é a "Qualidade Brasil", contrariando o "Padrão FIFA", só que aqui no Rio está bom se comparar outros locais – mais vergonhoso ainda. O esquema de segurança do papa falhou mas, felizmente, tudo deu certo, mas imagina se desse errado? É um esquema de segurança que falhou, um protocolo quebrado. Por sorte, Chico foi simpático e carismático e tudo deu certo, mas a prefeitura fez o que mais sabe: jogar a culpa em alguém ou algo. Espero que a benção de Chico nos salve, porque senão, como o Oscar Schmidt disse: "Se não resolver desta vez, não resolve mais".