segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ainda continuam sujando


Mais vergonhoso que uma lei que necessite de uma multa por falta de educação, é que mesmo assim, o povo continua mal educado. O Rio de Janeiro está numa posição muito vergonhosa de cidade mais suja, e isto é crítico. Para solucionar, uma lei foi sancionada para acabar com nossos amigos de focinho alongado, mas parece que o povo ainda é criança.

Segundo o jornal O Globo, de terça a quinta-feira, 200 multas foram geradas neste período. 200 multas, 200 flagras, 200 mal educados. Mas no fim das contas, aprenderam uma lição, eu espero e suponho. Não foi exatamente assim no final de semana, aonde, obviamente, não esteve presente a mesma quantidade de fiscais do que nos dias de semana, afinal, era final de semana.

Há relatos de locais como rua Uruguaiana, Buenos Aires e da Quitanda, no Centro, com uma quantidade massiva de lixo, tudo gerado no final de semana. Será que a população realmente aprendeu a lição? Parece que não. Os rosados ainda estão por aí, e hoje, segunda-feira, iremos ver de novo isso e espero que as palavras do coordenador do programa, Fernando Pinto, que diz haver bons resultados da iniciativa, estejam corretas.

Agora haverá fiscalização nos bairros de elite da cidade, a Zona Sul. Antes mesmo do programa iniciar, O Globo foi atrás dos moradores e já houve reclamações como a falta de lixeiras, sem locais para despejar a guimba de seus cigarros, entre outras, mas por sorte, há quem preze pela educação. A gente não precisava de uma lei dessas, mas infelizmente, foi necessário, mas o pior é que agiram feito criança: tiraram os olhos e fizeram a lambança de novo. Assim não dá!