domingo, 18 de agosto de 2013

Quanta fibra!


Parece que as operadoras acordaram um pouco nestes últimos dias. Ao todo, em muitos dos casos incluindo os pedidos urgentes da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, para melhorar a rede colocando 4G, o que mais vi foi gente corajosa escalando aquelas torres e o sinal do meu celular melhorando, principalmente a Claro e Vivo. Mas dessa vez nem falo mais de 4G, pois isto já é algo que está andando, devagar, mas está andando. O caso agora é fibra ótica nas residências, que de repente, começou uma festa aqui no Rio de Janeiro, pelo menos no meu bairro.

O que acontece é que todas as operadoras decidiram otimizar sua rede ao mesmo tempo com fibra ótica. Lógico, a fibra ótica sempre foi algo perfeito, se posso dizer assim. É bem evidente que se transmita uma velocidade de dados em uma velocidade muito superior, por isso que, para cada central, que são aqueles armários das operadoras nas ruas e aquelas pequenas caixas que tem da TIM nos postes, há uma fibra ótica que leva a conexão de internet para lá. De lá, é dividido para os clientes, mas até os clientes não é fibra.

Isto acaba fazendo uma bagunça na cabeça do cliente que ao ver esta informação, fica pensando "ué, se eu tenho fibra ótica, por que é lento?" ou então, no caso da NET, que vive martelando que tem fibra aqui, fibra lá, quando todas têm, gera dúvidas. Sempre precisa de uma fibra para os armários, afinal, é o melhor jeito de um armário suportar umas 50 conexões de 50Mbps, ou até mais. Cada fibra transmite uma alta velocidade para os armários, que de lá é separado. Ou seja: a NET, tecnicamente, se ainda é assim, não transmite uma fibra ótica para a casa da pessoa, e sim continua com os cabos coaxiais (que transmitem uma boa velocidade). A TIM é a única com fibra de verdade para a casa do cliente. Explico isso depois.

Então, se vocês virem uma propaganda falando de fibra, vão entender exatamente o que há, mas a questão do texto nem é essa, e sim como é desperdiçado metros e mais metros de cabo. Caso não saibam, a fibra não pode haver emendas e é ainda algo muito caro. Já vi 20 metros de fibra ótica na calçada da minha rua, e mesmo que não possa haver emenda, não quer dizer que 20 metros não podem ser utilizados. Fibra ótica é algo caro demais e do jeito que estava no chão, tinha jeito.

Além disso, há uma briga gigante por aqui. A Oi está começando a implantar a fibra direto para a casa dos clientes, coisa que antes não era feito. A TIM também está começando a chegar no bairro, e mesmo que já esteja na maioria das ruas do meu bairro, há muito prédio e condomínio de casas. As duas operadoras chegam a brigar para utilizar um poste. Estes dias eu vi um técnico da TIM tirando a escada e outro da Oi indo correndo colocar a dele. Foi bizarro, mas aconteceu.

Não critico a instalação da fibra ótica, porque isto vai ser ótimo, mesmo com velocidade baixa – só Brasil para dizer que 100Mbps é velocidade alta. Tenho contato mínimo com um técnico da minha área da Oi e ele me confidenciou que a Oi está implantando a fibra direto para a casa dos usuários, e ainda, teremos a mesma velocidade que na Barra, mas o quão lento é isto? Estão nessa trabalheira há meses, e até agora, nenhum resultado. O que me segura na operadora ainda é isso (e um contrato), mas já vejo a hora que vou acionar o advogado para quebra de contrato pois todo dia dá problemas tanto no fixo como na conexão.

Eu sei que fibra melhora tudo, mas vamos economizar cabos porque a economia brasileira e mundial não está muito boa, principalmente vamos tomar cuidado com os clientes e não vamos cortar os recursos para investir. O trabalho está sendo ótimo, e mesmo 50Mbps sendo uma velocidade considerada quase mínima nos países do exterior, pelo menos alguém se preocupa com algo, mas há o que melhorar. Só me pergunto porquê não fizeram isto antes se sempre houve a capacidade e oportunidade e os clientes incentivaram bastante. Acho que isso é culpa da TIM, no fim das contas. Afinal, foi ela aparecer na minha rua e os carros da Oi começaram a circular todas as ruas, incluindo vilas.