Em pleno século XXI, em um país em que a televisão é o item essencial para a sobrevivência, na época em que o rádio é algo que, de uma maneira geral, é algo que raramente é escutado nos celulares, há aqueles hypes que não assistem televisão. Há também, de maneira geral, os que querem se excluir do conteúdo e os anti-Globo da vida. E também tem aqueles que, de maneira geral, ao ligar a televisão, não vê graça. Estou no último grupo.
Sério, eu não assisto televisão, e olha que não tenho apenas a TV aberta de opção. Como um cliente pré-histórico da NET, conheço as imediações da TV paga, aberta, meia-aberta (MTV, Multishow, entre outras) e parabólica. Sinceramente, eu conheço a TV de cor, e eu conheço a degradação dela, sendo eu o interessado por canais de documentários desde que eu era um moleque. No fim das contas, todos os canais, incluindo os documentários, caíram bastante.
Não é culpa d'eu ser chato, é culpa do canal mesmo. O History e Discovery Channel foram os que mais sofreram com o decorrer do tempo, e simplesmente, sumiram todos os programas interessantes e foram surgindo outros nada a ver. O History, que eu adorava pelos documentários históricos, hoje passa mais programa de colecionadores de quinquilharias e aliens do que a história própria e dita.
Não somente dando foco à TV paga, voltemos à TV aberta: a Globo e todos os outros canais só passam chatice, e ainda temos que aturar estas mesmas emissoras passando séries americanas com uma dublagem mal feita e ainda passam pela metade. Como assim? Retornando o foco: a TV aberta peca mais que a paga, lógico, mas está demais. Todo dia, quando eu tomo a coragem de ir na sala de estar e sentar um pouco no sofá, nem os telejornais (a não ser o Jornal da Globo) me passam alguma sensação boa. O Jô Soares só passa num horário em que já estou dormindo, e eu não tenho condições de assistir.
O pior é que já me disseram "mas tem os canais das suas séries favoritas", mas não vale a pena gastar uma mensalidade caríssima por isso sendo que eu posso pagar quinze reais por mês e ter tudo, ou então baixar. Mesmo que ilegal, eu tenho todo aquele conteúdo na minha frente e posso vê-lo quando quiser, ou até comprar na iTunes Store, sei lá, a internet propõe algum muito mais completo e divertido. A TV já teve seus dias melhores.