sábado, 26 de outubro de 2013

Enem 2013: primeiro dia


Enquanto voltava para casa, tomei uma decisão de comentar como foi a prova do dia, mesmo não sendo nenhum professor ou profissional adequado. Aliás, muitos me perguntaram logo assim que cheguei em casa, principalmente aqueles que estão no 1º ano ou que não fizeram a prova competindo vaga numa federal ou estadual qualquer. A decisão foi tomada e farei hoje e amanhã um pequeno comentário sobre a prova, mesmo eu não aplicando tanta coerência nesse texto porque eu só penso em dormir, lógico.

A primeira observação que notei foi que, se comparada à prova do ano passado, esta se encontra mais dificultosa, e nem falo dos temas abordados. A prova parecia mais cansativa que a do ano passado, tratava de assuntos que eu realmente tinha conhecimentos, outros que era realmente pura interpretação, mas havia uma quantidade exaustiva de textos, incluindo algumas questões que demorei a responder pois minha resposta não batia muito bem com as opções.

Mas deu tempo. Em 2h30, consegui responder a prova, revisar e depois revisar enquanto marcava o cartão resposta. Acredito que a minha "fama" de fazer provas sem postergar tenha impactado bastante no horário, e até pode coincidir com a nota, mas tenho fé pois, com três revisões, obviamente eu atentei a todos os detalhes das questões.

Só não digo o mesmo para a segunda prova de hoje, que era física, química e biologia, as matérias na qual mais encontro dificuldade desde o 5º ano. Achei algumas questões que poderiam ser respondidas com um conhecimento mínimo, e outras, só no chute mesmo. Não fiz uma conta, não lembrava a fórmula de nada, e me chamem de idiota, mas eu nem sabia fazer um cálculo estequiométrico e nem sequer sabia quando utilizá-lo.

Enquanto humanas, parece que o Enem decidiu largar um pouco de pé esta questão de tecnologia para falar mais sobre atualidades. Houve questões sobre protestos europeus, e, que eu nem esperava tanto assim, sobre D. Pedro e conflitos da Palestina -- aliás, eu acho que era sobre o Google. Ainda deu destaque sobre a questão cultural brasileira. Lembro de algumas questões sobre a cultura africana e ainda outra sobre uma suposta premiação tendo relação com o meio cultural do Rio de Janeiro. Esqueci.

Ah! Filosofia, algo que me interessou muito, mas como eu já estava exausto, dá a acreditar que somente a questão do Maquiavel estava correta em meu cartão de resposta. Abordaram assuntos sobre Aristóteles, Maquiavel, Descartes e, de novo, Kant. Pra variar, a esquerdalhada decidiu falar de Marx e algumas críticas ao capitalismo e meios de produção.

Posso dizer que a prova foi bem tranquila, mesmo com a pouca quantidade de estudo a respeito que tive nesse ano. Não tive tanta dificuldade assim, embora estivesse bem nervoso e consegui errar uma marcação no cartão resposta. Notei algumas pessoas que terminaram a prova em 1h, outra pessoa em 20min (sério). Mas ainda assim, para quem não tinha o hábito de ler, devo dizer que teve alguma complicação bem legal. Meu problema de vista que sabe.