Sou do tempo em que a Apple era sempre alvo de piadinhas porque tinha seus fãs loucos, que o Android era o sistema mirim mas que era cheio de bugs e piadas prontas, que Windows Mobile 6.5 era vendido, Symbians, RIM (atual BlackBerry) nas alturas, e que o iPhone era para ricos. Saudade desses tempos, era uma briga e só, e a cada dia era uma criatividade diferente e vinha uma ideia que de fato, os consumidores ficavam boquiabertos. Não vejo mais isso hoje.
A crítica não parte apenas de mim, mas sim de muitos e outros milhares de geeks do mundo, e não apenas geeks: há consumidores leigos comentando também. Está tudo muito igual, está tudo sem inovação, e não era assim. Era uma briga enorme, o meu Reeder com o finado Google Reader ficava lotado de notificações, tudo vindo da pasta de tecnologia. Hoje continua lotado, mas não tem nada de interessante. A Apple foi a que mais desanimou nos feeds, seguindo o Android e o começo eufórico das outras fabricantes, que no final, acabou estagnado num sumiço eterno.
Parece que não há mais aquele fogo, e não é culpa da morte do Steve Jobs. Já percebo um desânimo mais ou menos um pouco antes de começar as histórias de que o câncer estaria avançando. Eu escrevia para o iHelp BR e iPod School (ainda estou no iPS) e lembro de ter ânimo, tanto vindo da Apple, como das operadoras. Atualmente eu falo mais de telecom que da própria Apple. Mesma coisa o Android, quando tentei criar um blog de tecnologia voltado para o mundo sem fio: não havia nada de novo e falava sobre operadoras.
Sabe o que é o pior? É que é o momento certo da Microsoft e BlackBerry darem seu golpe de mestre. O mercado está precisando de ideias boas e já vimos isso. A Motorola evoluiu com o RAZR i e HD, criou o Moto X e já vi que vai ter muita coisa melhor, mas o sistema está sem muito atrativo. O iPhone, com o iOS 7, já tem muita coisa nova, mas só alimentou o Campo de Distorção da Realidade, nada demais. Windows Phone está perfeito, eu estou louco para migrar, mas e os aplicativos? BlackBerry, eu desejo muito voltar para o sistema, mas o valor e a falta de aplicativos nos afasta. E aí? Os desenvolvedores não tem culpa.
Está na hora das fabricantes, como a Samsung, pararem de se preocupar em copiar a Apple – não adianta questionar, até nos notebooks eles copiam – e ficar de chilique por conta de patentes. A Microsoft e a Nokia também precisam atrair mais desenvolvedores, é a única coisa que falta no sistema de verdade, e a BlackBerry arrumar aquele mercado corporativo, e pelo amor de Deus, ideias boas sem serem loucas e facilmente aderidas para leigos, não voltado para geeks como tem muito no Android. O mercado precisa de ideias para ontem.
Não sou nenhum especialista na área, nem sei nada de economia, não sei nada de administração, mas falo como consumidor e estudante de programação, e principalmente, geek. Não consigo ver mais graça no mercado mobile, tanto que ao comprar meu smartphone atual, fiquei na dúvida, não por "esse tem isso mas esse tem isso". Fiquei na dúvida porque nenhum me atraiu em momento algum. Foi difícil, de verdade.